Gestão do tempo para mulheres

Gestão do tempo para mulheres

Gestão do tempo para mulheres por Patricia

 

A dona do seu tempo é você! 

Porque a mulher precisa administrar seu tempo de forma diferente dos homens? 

Hoje a gestão de tempo das mulheres é completamente diferente da dos homens. Para nós, o tempo é sim muito diferente! No que se refere às atividades e à maneira de atender as responsabilidades diárias, ele se divide em muitas facetas. O nosso dia, obrigações, compromissos acabam por se acumularem e criam um congestionamento de decisões e ações e, em razão de tantas atividades, nos fins de semana, essa realidade não muda, não diminui, não temos folga – muitas vezes ela até aumenta –, mas claro só temos as mesmas 24 horas os homens, apesar de muitas vezes parecerem 48 horas (por dia). 

Em razão da realidade que vivemos, é preciso um olhar atento à gestão desse tempo sob uma ótica feminina, que é capaz de nos trazer alguns novos hábitos, maneiras de administrar esse tempo ao nosso favor. 

A resposta para a pergunta inicial é que existem sim algumas diferenças entre homens e mulheres na administração do tempo, que obviamente não são regras, são apenas fatos que mostram que é preciso um olhar sob o aspecto feminino e aprimorar o que puder ser aprimorado.

Mulheres têm níveis de urgências mais elevados que os homens, nas diferentes áreas da vida. Existe um acúmulo muito maior de papéis para as mulheres que os homens. Algumas mulheres têm uma menor intimidade com meios tecnológicos para se organizar, mas têm buscado aumentar seu conhecimento sobre o assunto, e buscado estratégias para melhorar a organização de suas rotinas.

A cobrança em relação às diversas atribuições femininas é muito grande, além de constantes. Estar bem vestida, ser magra, inteligente, divertida, boa mãe, mulher de Deus, saber cozinhar, paciente, cuidar de uma casa com primor, ser uma excelente profissional, ser bem sucedida… Ufa!

Algumas mulheres, em primeiro lugar, buscam o bem-estar da família primeiro antes do status. Não é que as mulheres não querem ter uma carreira bem sucedida ou seu negócio, mas o bem-estar da família, do marido, dos filhos, mesmo nos dias atuais. É a natureza da mulher: ser cuidadora. Nessa ciranda de necessidades, muitas vezes, se desdobra para atender a todos e normalmente se esquece dela. As mulheres acabam deixando o tempo destinado para si mesmas de lado, em função de seus diversos outros papéis, de sobrecarga, de muitas responsabilidades, de dependência dos filhos, ou até mesmo em função de cansaço. 

A mulher tem mais facilidade para executar múltiplas tarefas com qualidade, diligência, destreza e ao mesmo tempo. Somos multifuncionais por natureza. Mas para aproveitar isso, uma boa estratégia, faz toda a diferença! 

Que tal algumas dicas rápidas e práticas de como aperfeiçoar o seu tempo. 

  • Organize o seu trabalho: estabeleça uma rotina para o seu trabalho fluir, tire um hora no fim do dia, ou mesmo no almoço, para dar retorno de telefonemas, responder seus e-mails, e demais obrigações. Pessoas produtivas e focadas não têm tempo para ficar respondendo conversas no meio do expediente, salvo emergências, marido e filhos. 

  • Afazeres Domésticos: seu tempo deve ser suficiente para tarefas de casa, mas é muito importante aprender a delegar tarefas de maneira que todos se envolvam e sejam responsáveis pela ordem e organização da casa, delegar corretamente as tarefas. Enquanto um cozinha, outro põe a mesa, o outro lava a louca. Toda ajuda é bem-vinda.

  • Ter a hora do descanso e da beleza: permitir-se, presentear-se. Permitir-se ter um tempinho para você, cuidar da beleza, ouvir uma música, ler um bom livro, fazer uma unha, ler a bíblia, enfim, fazer aquilo de que você gosta, que te faz bem, que traz motivação, esperança! A alegria do coração formoseia o rosto.

Aqui vão algumas ferramentas de Administração do Tempo 

1 – Estabeleça suas Prioridades. Tudo é questão de equilíbrio, foque a atenção no que é mais importante no momento. Como nós, mulheres, temos mais urgências diárias, é preciso utilizar esse índice a nosso favor, para diminui-lo. Isso irá reduzir em muito o seu tempo “apagando incêndios”.

2 – Delegue tarefas e funções a seus familiares. Todos são responsáveis pela casa e seus problemas. Estabeleça regras e responsabilidades claras e compartilhadas. Você não está sozinha, utilize quadros de rotinas especialmente para as crianças, dias certos para fazer as compras de casa, quadro de rotinas domésticas para a secretária do lar (se você tiver). Leva um pouco de tempo para ser implantado, existem empresas próprias para nos auxiliar nisso. Você terá muito mais sucesso no seu dia a dia depois que implantar esse conceito na sua casa.

3 – Escolha o que vai vestir na noite anterior.  É muito complicado acordar e já decidir o que vestir, o que combina etc. E muitas vezes ficamos bloqueadas porque entre se vestir bem, maquiar-se, se produzir, trocar de bolsa ou colocar o café, acordar as crianças, separar uniforme, tirar a carne para o almoço entre outras mil coisinhas que precisamos decidir e fazer logo pela manhã, muitas vezes sacrificamos nossa “vaidade do dia”, deixamos para nos arrumar melhor depois. Não temos tempo!  Mas os compromissos do dia não esperam e a cobrança é diária.

Para que essa rotina se torne mais fácil, o ideal é escolher uma cor ou uma peça-chave como o look do dia de amanhã. Deixar mais ou menos pronto o que você espera do dia seguinte.

4 – Seja organizada, isso poupa muito tempo. Procure não deixar seus documentos, contas, jogados de qualquer jeito, na bolsa, ou gavetas. Crie pastas com assuntos específicos: Carro, IR, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Imóvel, Faculdade etc. Coloque a papelada na pasta correspondente e sempre terá à mão tudo de que precisar. Tudo colocado no seu devido lugar, você terá acesso rápido e fácil. Você gasta um pouco de tempo para fazer tudo isso, mas os resultados são ótimos! 

5 – Transforme seus filhos (ou familiares) em aliados da produtividade e colha os resultados. Organize antecipadamente as tarefas da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia, estimule as crianças a ticarem o quadro quando algo for concluído.  Estabeleça metas, bonifique atitudes produtivas e proativas. Isso acabará se transformando em uma brincadeira divertida e, ao mesmo tempo, criará hábitos de organização nas crianças e mais tempo para você!

6 – Organize suas roupas, seus acessórios, maquiagem, sapatos, cintos… Que tal encontrar aquela peça que você acabou de comprar com facilidade?! Ou aquele colar lindo? E a bota? Organize suas roupas seja por cores ou por estações do ano, isso facilita na hora de se vestir. Providencie uma caixa com divisões para seus acessórios. Para maquiagem, use a mesma sugestão, existem caixas próprias pra isso, facilitam o uso e a visualização dos acessórios. Um armário organizado vai economizar tempo. Use abuse de caixas para separar suas coisas!

7- Não procrastine. Enfrente as situações de frente! Adiar serviços levando em conta o prazo pode ser um dos maiores erros que se possa cometer. Se você tem um prazo de seis horas, mas sabe que pode terminar em quatro, utilize esse “tempo a mais” para revisões, responder , SMS, dar telefonemas. Estabeleça mini metas, metas diárias, metas semanais. Se for o dia estabelecido para ir supermercado, salão de beleza, aquele encontro com alguém, ir pra academia ou qualquer outro compromisso que estava previsto, faça!  Não procrastine! Além disso, a pressão para o resto do dia irá diminuir à medida que as tarefas vão sendo cumpridas, e a satisfação de ter feito tudo o que estava programado lhe trará um alto nível de satisfação. E uma sensação única de dever cumprido!  

Administrar o tempo que temos não é somente uma questão de meios, mas, e fundamentalmente, uma questão de vontade e objetivos. Somente para as pessoas que possuem objetivos e projetos de vida pessoal e profissional administrar o seu tempo faz sentido. Sempre haverá uma forma melhor, mais rápida e mais econômica de se fazer as mesmas coisas. Administrar o seu tempo é poder fazer as coisas que devem ser feitas, da melhor forma possível e objetivando sucesso profissional e pessoal, utilizando para isso três chaves fundamentais: Disciplina, Organização e Flexibilidade.

Quem administra bem o seu tempo, aumenta sua produtividade e vive muito melhor. Não esqueça: Cada segundo é um milagre, um tempo que não se repete!

About The Author

Pathrícia Cardoso

Informações sobre o autor

Últimos vídeos

Loading...