Como você está funcionando?

Como você está funcionando?

COMO VOCÊ ESTÁ FUNCIONANDO?

 

Como você sabe que um eletrodoméstico não está funcionando bem? Ele não cumpre a sua função, as vezes fica soltando fumaça se for um liquidificador pode até ficar andando fazendo um barulho estranho até fundir.

E nós seres humanos, como sabemos que não estamos funcionando bem?

Não são raras as vezes que nos deparamos com aquela sensação de stress, cansaço excessivo ou com um vazio causado pela falta de realização pessoal. A forma que uma pessoa funciona tem tudo haver com isso, e está relacionado com o modo de agir, pensar, sentir, atuar e se comportar no seu dia a dia pessoal e profissional.

Funcionar “bem” é definido como a habilidade de dar conta das muitas atividades, atribuições, papéis e responsabilidades sem desgaste excessivo e mantendo níveis de performance.

Estudos comportamentais tem demonstrado que existem pelo menos 3 formas que as pessoas tendem a funcionar:

Superfuncionamento: assume a responsabilidade e a gestão da vida de outros. Faz pelos outros aquilo que eles deveriam fazer por eles mesmos acumulando tarefas e preocupações. Apresentam grande nível de stress, cansaço, insatisfação e frustração. Possuem dificuldades em dizer não.

Subfuncionamento: deixa que outros assuma a responsabilidade e a gestão da sua vida. Tem dificuldades em cumprir prazos, manter compromissos, tomar decisões. Apresentam grande frustração quanto à sua vida.

Otimizado: age com responsabilidade sobre sua própria vida assumindo a gestão da mesma oferecendo para outro ajuda sempre que o outro solicitar e for possível.

Pessoas em superfuncionamento tem orgulho de dar conta de tudo e não se dão conta de que assumir responsabilidades alheias é prejudicial para si e para os outros porque impede o crescimento. Onde existe superfuncionamento existe subfuncionamento.

Identifique como você está funcionando e se necessário decida iniciar imediatamente um processo de mudança capaz de te fazer chegar em um estado otimizado

Uma mulher que funciona bem consegue aplicar suas forças para seu crescimento pessoal, é capaz de experimentar mais satisfação, felicidade e bem-estar para si e para os seus relacionamentos, possui mais energia e foco, assume o controle da sua vida e a faz florescer.

About The Author

Últimos vídeos

Loading...